A vida na Moura Encantada
Estudo da fauna e flora na barragem de Santa Clara
Antes de alterar seja o que for no ambiente que nos cerca, é necessário compreendê-lo. Só assim podemos respeitá-lo e preservar as espécies que nele coexistem.
Com base nesta premissa, o antigo eucaliptal que ocupava a propriedade adquirida pela Moura Encantada foi completamente removido, dando origem ao primeiro passo da sucessão ecológica natural do ecossistema mediterrânico, típico da região.
O projecto de requalificação de habitats foi acompanhado por um levantamento da flora e da fauna existentes, de modo a promover as espécies mais adequadas às características locais.
Mais tarde, surgiu a ideia de partilhar a informação obtida com a comunidade local e de realizar uma publicação. A ideia não era apenas divulgar os resultados do estudo, mas sobretudo apresentar as principais características de cada espécie identificada, sensibilizando, desta forma, as populações para a necessidade de preservar – que não é mais do que aprender a conviver e a respeitar as outras espécies que co-habitam no nosso planeta.
Neste planeta onde o Homem se transformou numa espécie de praga, já que, na generalidade, nunca pensamos que somos apenas uma entre milhares de espécies que tem exactamente os mesmos direitos de todas as outras.
É urgente aprender a não matar a aranha apenas porque entrou em nossa casa, a não matar a cobra porque a nossa ignorância nos leva a acreditar que é venenosa e perigosa, a não matar a osga só porque a achamos repulsiva.
Temos necessariamente de aprender a respeitar o equilíbrio e a biodiversidade das espécies, para que assim possamos deixar um mundo melhor do que aquele que encontrámos quando nascemos.
Devemos plantar mesmo que não sejamos nós a colher, devemos investir nos recursos que temos à disposição para que, no futuro, dêem frutos.. É obrigação de todos contribuir para um ambiente melhor.
Esperamos, então, que este livro possa servir como base de conhecimento e de sensibilização e que, dessa forma, nos ensine a respeitar a fauna e a flora que coexistem no nosso planeta e sem os quais a vida não seria viável.