The brand
Moura Encantada takes its name from the mythical, magical female spirits who were thought to guard the rivers, wells and treasures of the land and who promised treasures to those who kept their secrets with them.
“E sobre A Moura Encantada, diz-se que « […] As mouras encantadas eram divindades ou génios femininos das águas (…) . Eram também os génios que guardavam os tesouros escondidos no centro da Terra (…). Na noite de São João, as «encantadas» deixam a forma de cobras, sob que vivem todo o ano no fundo dos poços ou regatos, e em figura humana vêm pentear para fora de água os seus cabelos de ouro. (…) Em suma, quase que não há fonte no País (Portugal) onde não esteja localizada uma tradição de moura encantada, ora em forma de cobra que demanda os viandantes para a que desencantem, ora sob a figura de gentil donzela que promete tesouros e riquezas inesgotáveis àquele que lhe quebrar o fadário (encanto) […].»”
PEDROSO, Consiglieri, Contribuições para uma Mitologia Popular Portuguesa e Outros Escritos Etnográficos, ed. Publicações Dom Quixote, Lisboa, 1988.